META e Semana C&T dão visibilidade à pesquisa desenvolvida no CEFET-MG
Segunda-feira, 8 de novembro de 2021
Última modificação: Segunda-feira, 8 de novembro de 2021
Tiveram início, na manhã desta segunda-feira (8), os dois principais eventos científicos do CEFET-MG: a 31ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) e a 17ª Semana de Ciência e Tecnologia (C&T). A programação conta com apresentações de trabalhos e palestras durante toda a semana.
A abertura do evento ficou a cargo do diretor-geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos, que destacou a participação efetiva de estudantes e servidores. O diretor lembrou que a tradicional META, que teve início em 1978, ganhou robustez ao longo do tempo com a criação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e, consequentemente, com a Semana C&T do CEFET-MG. Segundo o diretor, os eventos também evoluíram muito ao incorporar os estudantes da graduação e da pós-graduação em suas atividades. “São excelentes oportunidades para se conhecer a pesquisa desenvolvida na Instituição e promover o debate em relação à pesquisa neste momento em que o financiamento passa por uma situação delicada”, ressaltou Flávio.
O presidente da Comissão Geral da META, professor Ezequiel Costa Júnior, discursou sobre a sua motivação para participar do evento: a gratidão. “Gratidão por fazer parte dessa organização que congrega o rol de pessoas (discentes, docentes, técnicos administrativos e colaboradores) mais especiais que conheço: especiais em comprometimento, superação, boa vontade, disciplina e alegria. É também esse sentimento que viabiliza realizações tão espetaculares quanto esses eventos que se iniciam”, exaltou.
Já a presidente da Semana C&T, a técnica administrativa Sônia Miranda, recordou que completa dez anos de participação no evento e pôde acompanhar, durante esse tempo, o desenvolvimento das pesquisas no CEFET-MG. “É nítido o maior engajamento dos pesquisadores. A Semana passou por percalços, por ser novamente em formato virtual, porém o envolvimento da comunidade acadêmica do CEFET-MG superou as expectativas”, completou. Sônia antecipou que pesquisas das duas mostras serão selecionadas para participação na Febrace e na Mostratec, feiras nacionais de divulgação científica.
Transversalidade
A professora e pesquisadora da Fiocruz Minas Cristiana Brito foi a responsável pela palestra de abertura que abordou “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta”, tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Cristiana abriu sua fala conceituando transversalidade e destacando como a ciência e tecnologia podem contribuir para o desenvolvimento sustentável, a mudança climática e a preservação da biodiversidade. A professora relatou que, infelizmente, o Brasil não avançou em nenhuma das 169 metas de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na rodada de perguntas, ao ser questionada sobre o que o País precisa para evitar a ‘fuga de cérebros”, a pesquisadora ressaltou a necessidade de recursos. “O que estamos vendo é a diminuição de recursos na educação e na ciência e tecnologia, inclusive com escassez de bolsas. É preciso entender que a ciência exige investimento a longo prazo. Não se pode parar e depois retomar uma pesquisa por falta de recursos, ela deve ser continua e regular”. A professora destacou também a importância do concurso público para oferecer estabilidade para manutenção das carreiras científicas.
Sobre negacionismo, a professora explicou que não há a negação de toda ciência, mas, sim, de parte que interessa a determinados grupos, e o distanciamento dos cientistas em relação à população em geral contribuiu com esse cenário nos últimos anos. “É importante que a divulgação científica nos ajude a estabelecer pontes entre quem produz o conhecimento e quem o recebe. As pessoas precisam também receber letramento científico, ou seja, entender como o método científico funciona, que ele é feito em etapas que devem ser cumpridas. Com isso, vamos conseguir diminuir um pouco o negacionismo que está tão disseminado”, avaliou.
Saiba mais
Acompanhe as palestras e as apresentações de trabalhos no canal do CEFET-MG no YouTube.
Vote no seu trabalho preferido no canal da META no YouTube.