MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

META

2021

CEFET-MG

Estudantes criam livro infanto-juvenil sobre inversão de polos magnéticos da Terra

Quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
Última modificação: Quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Você sabe o que protege a Terra de ventos solares carregados de radiação e partículas emitidas pelo sol? Estamos falando do campo magnético. Esse campo não é estável e tem a capacidade de girar ou se inverter, inclusive, a Nasa vem observando o fenômeno acontecer com o planeta. O que isso significa exatamente? Como pode afetar a sobrevivência na terra? E a tecnologia?

A explicação pode ser simples e compreendida até por crianças e adolescentes no livro “Inversão”, produzido pelas alunas do curso técnico em Produção de Moda do campus Divinópolis Amanda Barbosa e Marcela Membrive, com orientação do professor Rafael Marcelino.

O projeto surgiu em 2020, quando as estudantes tiveram que desenvolver um trabalho que trouxesse os conceitos vistos na disciplina de Física durante o ano letivo. De acordo com o professor Rafael, o objetivo da atividade é despertar o interesse de pesquisa por temas que chamam a atenção dos estudantes e, na linguagem e estilo que eles já dominam, divulgar esse conhecimento.

Inicialmente, Marcela escolheu o tema magnetismo terrestre por já ter lido sobre o assunto. Ao se juntar à Amanda, começaram a etapa de pesquisa em sites confiáveis. “Nós quase fizemos uma terrível paródia de ‘Segundo sol’, da Cássia Eller”, relembram. Após horas de ligação em busca de uma alternativa melhor, e a quatro dias da entrega do projeto, optaram por criar um livro. Os dois personagens principais foram pensados na mesma hora. Marcela ficou com as ilustrações e Amanda com o texto. Quando a história estava pronta, revisaram a parte uma da outra e o livro ficou pronto.

De acordo com as autoras, a obra traz explicação sobre o magnetismo da forma mais simples possível, para poder falar com crianças e adolescentes. Além do texto de fácil compreensão, são utilizadas imagens explicativas ao longo das páginas. “O magnetismo faz parte da própria narrativa, o que faz o leitor submergir mais no tema”, acrescentam.

O livro foi muito bem aceito. Em 2021, foi feita uma pesquisa entre leitores, que sinalizou grande compreensão dos conceitos presentes nele. Por isso, foi inscrito pelo professor Rafael na 31ª META, feira científica do CEFET-MG. Resultado: conquistou o 1º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra e Engenharias – modelo didático.

Divulgação científica

“Inversão” é um livro pensado para falar de ciência em linguagem simples e acessível. Para Marcela, divulgar conhecimentos da Física, por exemplo, é extremamente importante: “Todas as pessoas precisam conhecer, saber e lidar com os fenômenos naturais que nos cercam. ‘Deselitizar’ o conhecimento é preciso, para que todos tenham capacidades e oportunidades iguais”, completa.

Amanda ficou completamente envolvida com a produção da obra por ser “apaixonada por divulgação científica” e estudar o assunto e novas formas de espalhar conhecimento. “As informações sobre ciência e tecnologia devem ser explicadas para todes de forma simples e, por isso, creio que foi muito importante para mim trabalhar a Física. É importante trabalhar o imaginário popular sobre o assunto, é necessário contar de maneira divertida, pois a Física é muito divertida”, finaliza.

Mais

O livro é gratuito e está disponível on-line para acesso. Clique e leia.

Assista ao vídeo de apresentação do trabalho da dupla no Youtube.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG