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2021

CEFET-MG

Estudantes de Curvelo identificam impactos no lazer durante a pandemia

Segunda-feira, 7 de março de 2022
Última modificação: Segunda-feira, 7 de março de 2022

Qual foi o impacto da pandemia no cotidiano das pessoas? Já sabemos que foram muitos e em diferentes frentes. Mas, e as atividades de lazer? A população conseguiu manter as práticas como forma de autocuidado físico e mental? Foram esses alguns dos questionamentos feitos por Evelly Hayra e Kaike Gabriel, estudantes do 2º ano de Eletrotécnica do campus Curvelo, que desenvolveram pesquisa sobre jogos, práticas corporais e manuais no contexto da pandemia.

“Em uma análise geral, observei que o contexto da pandemia e o ensino remoto impactaram drasticamente nas práticas de lazer dos estudantes do 1° ano do campus Curvelo”, pondera Kaike. Foram entrevistados, por meio de questionários on-line, 108 estudantes dos 1° anos dos cursos técnicos de Edificações, Eletrotécnica e Meio Ambiente do campus, para verificar o comportamento dos jovens antes e durante a pandemia, nos dias de semana e nos finais de semana. A equipe considerou como “lazer” as práticas culturais, físico-esportivas e manuais.

O estudo constatou que as novas configurações da organização das famílias durante a pandemia trouxeram o aumento de tarefas domésticas. As práticas corporais dos estudantes apresentaram características múltiplas que envolveram tanto a diminuição de algumas práticas como a substituição por outras, inclusive as práticas domésticas.

A realidade do Kaike confirmou os dados da pesquisa. Durante o isolamento, o estudante dividiu seu tempo de lazer entre os jogos on-line e de tabuleiro e conversas por vídeo-chamada. “Optei por não praticar atividades de lazer fora de casa, já que fui contaminado pela covid -19 e fiquei com muito medo de ser contaminado novamente. Antes da pandemia, minhas atividades de lazer consistiam em jogar futsal, ir na casa de algum amigo e jogar alguns jogos on-line”, relembra. Já para Evelly, as atividades de lazer durante o isolamento social tiveram outro viés. “Foram ótimas porque me fizeram reviver de novo, por estar muito tempo dentro de casa. O incentivo à prática dos esportes foi muito firme, fazendo eu me sentir viva de novo”, exalta.

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A ideia da pesquisa surgiu, segundo Evelly, durante as aulas remotas, após a realização de atividades avaliativas e rastreadas de caminhada e bicicleta e o comentário de estudantes sobre a redução da prática de esportes durante a pandemia. “As pessoas estão muito focadas em fazer caminhada, corrida e academia, mas o melhor exercício que vi foi a ‘Fala’ e o ‘Sorriso’… aquele que vai te fazer sorrir e te fazer bem”, avalia Evelly. “Quando você faz exercício ou algo que te faz sorrir, aquilo te dá um incentivo e um ‘combustível’ a mais, incentivando outras pessoas”, completa.

O grupo pretende dar continuidade à pesquisa, analisando agora o impacto do retorno presencial das aulas e o relaxamento das regras relacionadas à pandemia na prática de atividades de lazer.

A pesquisa “Lazer no contexto da pandemia: jogos, práticas corporais e manuais” foi apresentada na 31ª META, realizada em novembro de 2021. Acesse o vídeo no canal da META no YouTube.

“Lazer no contexto da pandemia” (alguns resultados)

* a prática de atividades físico-esportivas teve queda de forma geral;

* a prática de exercícios físicos durante a semana aumentou (de 26,6% para 39,1%), bem como a frequência de tarefas domésticas (de 38,3% para 47%) e os cuidados com animais (de 56,6% a 70%).

* os jogos de mesa tiveram sua frequência aumentada, enquanto os jogos eletrônicos passaram a ter menos frequência nos finais de semana e férias, mas maior número de praticantes durante a semana.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG