MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

META

2021

CEFET-MG

Trabalho apresentado na META conquista prêmio na Febrace

Terça-feira, 29 de março de 2022
Última modificação: Terça-feira, 29 de março de 2022

A cerimônia de premiação da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) aconteceu no dia 26 de março e três trabalhos do CEFET-MG, campi Contagem, Divinópolis e Nova Gameleira (Belo Horizonte), foram premiados, incluindo prêmios internacionais.

Para a seleção dos premiados, foram realizadas três rodadas de bancas de avaliação, além dos materiais postados pelos finalistas na Plataforma Virtual da Febrace. A edição contou com 497 projetos finalistas, sendo 10 do CEFET-MG.

Os autores do projeto “Detecção de Parkinson utilizando inteligência artificial”, do campus Nova Gameleira, apresentado na 30ª META, receberam o convite para publicar o trabalho no site do FórumDCNTs e o prêmio FeNaDante, além de certificado digital e credenciamento, com isenção da taxa de inscrição, para a participação na 4ª FeNaDANTE, que será realizada de 19 a 24 de setembro, no formato presencial, no Colégio Dante Alighieri. Foram contemplados, ainda, com credenciais para a INFOMATRIX Mundial que acontecerá em Guadalajara, México, de 4 a 8 de junho.

Os integrantes do projeto “Uma exploração da aceitabilidade de diferentes colocações pronominais no português do Brasil”, do campus Contagem, receberam certificado e convite para publicarem o artigo na Revista InCiência, do Colégio Dante Alighieri, instituição de ensino de São Paulo, fundada em 1911 por imigrantes italianos. Além disso, o trabalho se destacou a categoria “Mérito Acadêmico”.

O projeto “Determinação do fator de proteção ultravioleta para tecidos tingidos com corantes naturais”, do campus Divinópolis, conquistou o 1º Lugar na categoria “Ciências Exatas e da Terra”. Os contemplados receberam medalhas, certificados digitais e troféu. Terão, ainda, a possibilidade de publicarem o artigo do projeto no “Scientia Prima”, o
periódico da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC), além de receberem mentoria para elaboração do artigo a ser publicado. O projeto recebeu também o prêmio “Regeneron ISEF”. A estudante e o professor orientador receberam credenciais, passagem e estadia para a participação na Feira Internacional Regeneron ISEF, que
acontecerá em Atlanta, Georgia, nos Estados Unidos, no período de 7 a 13 de maio.

A Febrace é um programa de talentos em ciências e engenharia que, desde 2003, estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

Projetos premiados

  • Uma exploração da aceitabilidade de diferentes colocações pronominais no português do Brasil

Maria Clara Gonçalves, Erick Thiago Cardoso, Cândido Samuel Fonseca (Orientador), Thais Maira Machado (Coorientador)

  • Determinação do fator de proteção ultravioleta para tecidos tingidos com corantes naturais

Ana Clara Machado, Fábio Lacerda (Orientador), Iza Fonte Boa (Coorientador), Hemilly Brugnara (Coorientador)

Melise Gonzaga, Rafael Leite, Enderson Neves (Orientador), Alexandre Farias (Coorientador)

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM / CEFET-MG
com edição da Comissão de Organização da META