MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

META

2021

CEFET-MG

Trabalho avalia potencial de geração de energia eólica do CEFET-MG Contagem

Segunda-feira, 16 de maio de 2022
Última modificação: Segunda-feira, 16 de maio de 2022

Desde 2018, a energia eólica é a segunda fonte de geração de energia elétrica no Brasil. A geração de energia a partir dos ventos atingiu 21,03 gigawatts (GW), suficiente para abastecer 28,8 milhões de residências. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).

Atentos ao potencial dessa energia alternativa e à alta incidência de ventos no campus Contagem, sem construções próximas, pesquisadores do CEFET-MG desenvolveram um estudo para mapear o potencial de geração eólica no local. O trabalho “Efeito da sazonalidade na geração eólica (Kit arduíno)” foi desenvolvido pelos professores Emerson Alves (orientador) e Nelson Estevão (coorientador), com as estudantes do curso técnico em Eletroeletrônica Ana Júlia Ferreira, Isabella Nepomuceno e Larissa de Oliveira.

Basicamente, o grupo instalou, no 5º andar do prédio do campus, um minigerador eólico, conectado a um microcontrolador (kit arduíno), capaz de coletar dados sobre a produção de energia eólica por meio de sensores elétricos. Durante 14 dias, em agosto de 2021, dados sobre a potência gerada pela força do vento foram coletados. As informações foram transformadas em gráficos para analisar a potência gerada por dia e as comparações foram feitas a partir de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os gráficos permitiram identificar os horários em que intensidade do vento se repetia ao longo dos dias: à noite (entre 19h e 21h), no período matutino/vespertino (entre 9h e 14h) e durante a madrugada (entre 0h e 1h).

Os resultados obtidos foram animadores, de acordo com o professor Emerson Alves. “ A pesquisa informa, de modo conciso e por meio de dados reais de medição, aquilo que já se observava e se cogitava sobre o potencial de geração eólica do local:  o campus do CEFET-MG em Contagem tem características sólidas para comportar uma ou mais torres de geração eólica”, destaca.

A perspectiva, agora, é preparar uma miniplanta de geração de energia eólica para ser usada em aulas dentro dos cursos técnicos oferecidos pelo campus, principalmente no curso técnico em Eletroeletrônica, segundo o professor. O trabalho foi apresentado na 31ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações do CEFET-MG (Meta), em 2021.